Conheça a história do chocolate?

A História do Chocolate: Origem e Criação

Criação do Chocolate

Foto de Mason Summers na Unsplash

Os primeiros vestígios do Cacau foram encontrados em objetos do antigo povo Mayo-Chinchipe, do atual Equador, no entanto não é conhecido a finalidade com que o utilizavam. Em1800 a.C, o povo Olmeca utilizava o cacau para produzir bebidas.

Para o povo Maia o cacau era um produto muito valioso, usavam-no como moeda de troca e para confecção de uma bebida amarga, a que chamavam "chocolatl". Os Astecas acreditavam que o cacau era como presente do deus Quetzalcoatl e bebiam-no misturado com especiarias e malagueta, tanto em cerimónias religiosas como na corte.

Chegada à Europa

Foto de Evan Wise na Unsplash

O cacau foi trazido para a Europa em 1528, pelos espanhóis. Para deixar a bebida ainda mais saborosa, começaram a adicionar açúcar, tornando-a cada vez mais popular entre os nobres.

A bebida chegou a Itália em 1606 e a França em 1615, quando a princesa espanhola Ana de Áustria a apresentou ao seu marido, Luís XIII. A partir dessa data as casas de chocolate começaram a difundir-se, tornando-se locais acessíveis apenas às elites americana e europeia.

Produção de Chocolate Sólido

Foto de Kairi Kaljo na Unsplash

Até 1828 o chocolate era apenas consumido como uma bebida, foi nesse mesmo ano que o químico holandês Coenraad van Houten inventou uma prensa capaz de extrair a manteiga de cacau, resultando num pó de cacau que podia ser misturado com líquidos. Esse processo também permitiu a produção do primeiro chocolate sólido, criado pela empresa Fry & Sons em 1847. Esta incrível descoberta iniciou a Revolução de Chocolate.

Mais tarde, em 1875, o suíço Daniel Peter, com a ajuda de Henri Nestlé, adicionou leite em pó ao chocolate. Esta inovação originou o tão amado chocolate de leite, tornando o chocolate ainda mais popular.

Popularização do Chocolate

Foto de Yeremia Ganda na Unsplash

A Revolução Industrial tornou o cacau mais acessível, e várias marcas famosas começaram a surgir, como Cadbury, Lindt e Hershey's. O chocolate deixou de ser um luxo passando a fazer parte do dia a dia de todas as pessoas no mundo.

Para além disso, a indústria criou novos formatos como Bombons, tabletes e chocolates com recheios.

O Chocolate Hoje

Foto de Merve Aydin na Unsplash

Em 1880 Rodolphe Lindt introduziu a conchagem, uma inovação técnica que permitiu melhorar a textura do chocolate, tornando-o menos elástico e mais saboroso. Atualmente, técnicas ainda mais avançadas permitem a criação de chocolates com diferentes teores de cacau, que agradam os paladares e preferências de todos.

O chocolate é um dos produtos mais consumidos do mundo, e hoje há uma crescente procura por chocolate artesanal, vegan e de origem sustentável que reflete uma nova tendência de consumidores que valorizam a qualidade e o respeito pelo ambiente.


Fonte para elaboração do artigo:

Beckett, S. T. (2008). The Science of Chocolate (2nd ed.). 

Voltar para o blogue

Deixe um comentário