HISTÓRIA DA LEONIDAS

A HISTÓRIA COMEÇA…

1882 – 1910

Nascido em Anatolia, Leonidas Kestekides representada Grécia na Exposição de Bruxelas Mundial de 1910, ganhando a medalha de bronze para a sua confeitaria artesanal e … se apaixonar. Leonidas retornou à Bélgica, dois anos depois de se casar com sua namorada Joanna.

 

PAIXÃO ALASTRA À FAMÍLIA

1910 – 1924

Em 1913 Leonidas ganha o ouro na Exposição Internacional em Ghent.

A partir de 1922, membros da família Leonidas juntaram-se a ele na Bélgica.

Entre eles estava o filho de seu irmão Dimitrios, Vassilios Kestekides, a quem mais tarde chamaram de Basilio, e de quem Leônidas foi um mentor. Leônidas era criativo, Basílio tinha boa cabeça para os negócios, juntos, tiveram muitas ideias para expandir as atividades da empresa.

Ghent começou a ficar pequena demais. Como tal, Leonidas partiu para abrir a "Pâtisserie Centrale Leonidas" em Bruxelas, na rue Paul Delvaux, e deixou a gestão da sala de chá Ghent para o resto da família. Basilio juntou-se a ele.

 

REGISTO DA MARCA E MORTE DE LEONIDAS

1937 - 1948

Em 1937, ele registou oficialmente a marca na cidade de Bruxelas. A fonte e o logotipo da marca foram escolhidos por Basilio Kestekides em homenagem às raízes gregas do seu tio.

Ele usou a efígie do rei de Esparta, Leônidas I, que morreu na Batalha das Termópilas durante sua oposição à segunda invasão persa da Grécia.

Leonidas morreu a 20 de fevereiro de 1948. Mais motivado do que nunca Basilio decidiu expandir a sua fábrica para produzir mais e, assim, responder melhor à crescente procura por parte dos consumidores.

 

1970 - 2000

Uma marca internacional

A família continuou o crescimento de Leonidas, te os seus chocolates belgas frescos expandiram-se pela Europa e mais tarde na América e na Ásia.

Desde então os chocolates Leonidas só sáo fabricados na  fábrica em Anderlecht, que permanece a sede da Leonidas até hoje.

Os bombons frescos são depois transportados a temperaturas controladas para garantir que cheguem em perfeitas condições aos clientes.

 

Aprovação Real

2000 - Hoje

Em 2013 comemorámos o nosso centenário mediante a sua inclusão na Sua Majestade o Rei Filipe da lista de fornecedores oficiais da Bélgica.

Temos agora mais de 1.250 lojas Leonidas - chocolate e cafés em mais de 50 países e a história continua com a quinta geração da família Leonidas

Apaixonados como Leonidas e Basilio por fazer os melhores chocolates belgas!