HISTÓRIA DA LEONIDAS
A HISTÓRIA COMEÇA…
1882 – 1910
Nascido em Anatolia, Leonidas Kestekides representada Grécia na Exposição de Bruxelas Mundial de 1910, ganhando a medalha de bronze para a sua confeitaria artesanal e … se apaixonar. Leonidas retornou à Bélgica, dois anos depois de se casar com sua namorada Joanna.
PAIXÃO ALASTRA À FAMÍLIA
1910 – 1924
Em 1913 Leonidas ganha o ouro na Exposição Internacional em Ghent.
A partir de 1922, membros da família Leonidas juntaram-se a ele na Bélgica.
Entre eles estava o filho de seu irmão Dimitrios, Vassilios Kestekides, a quem mais tarde chamaram de Basilio, e de quem Leônidas foi um mentor. Leônidas era criativo, Basílio tinha boa cabeça para os negócios, juntos, tiveram muitas ideias para expandir as atividades da empresa.
Ghent começou a ficar pequena demais. Como tal, Leonidas partiu para abrir a "Pâtisserie Centrale Leonidas" em Bruxelas, na rue Paul Delvaux, e deixou a gestão da sala de chá Ghent para o resto da família. Basilio juntou-se a ele.
REGISTO DA MARCA E MORTE DE LEONIDAS
1937 - 1948
Em 1937, ele registou oficialmente a marca na cidade de Bruxelas. A fonte e o logotipo da marca foram escolhidos por Basilio Kestekides em homenagem às raízes gregas do seu tio.
Ele usou a efígie do rei de Esparta, Leônidas I, que morreu na Batalha das Termópilas durante sua oposição à segunda invasão persa da Grécia.
Leonidas morreu a 20 de fevereiro de 1948. Mais motivado do que nunca Basilio decidiu expandir a sua fábrica para produzir mais e, assim, responder melhor à crescente procura por parte dos consumidores.
1970 - 2000
Uma marca internacional
A família continuou o crescimento de Leonidas, te os seus chocolates belgas frescos expandiram-se pela Europa e mais tarde na América e na Ásia.
Desde então os chocolates Leonidas só sáo fabricados na fábrica em Anderlecht, que permanece a sede da Leonidas até hoje.
Os bombons frescos são depois transportados a temperaturas controladas para garantir que cheguem em perfeitas condições aos clientes.