Chocolate Belga com baixo teor de açúcar!

Sim, você pode e deve controlar a sua ingestão de açúcar, mas isso não significa que tem de abdicar de comer um chocolatinho com o seu café, depois de almoço. Neste artigo explicamos tudo o que precisa de saber sobre chocolate com baixo teor de açúcar e ainda partilhamos uma deliciosa receita de mousse de chocolate sem adição de açúcar.

Como Escolher Chocolate para Diabéticos?

Algumas pessoas precisam de monitorizar os seus níveis de açúcar no sangue de perto como é o caso, por exemplo, daquelas com diabetes. Isso significa, entre outras coisas, evitar picos e quedas de açúcar no sangue. O açúcar desempenha um papel importante por ser um alimento de alto índice glicêmico. Mais concretamente, o açúcar faz com que os níveis de açúcar no sangue aumentem muito rapidamente e depois caiam com a mesma rapidez.

É por isso que é um verdadeiro desafio, quando você gosta de doces, encontrar um bom chocolate para diabéticos. A boa notícia é que os chocolatiers estão cada vez mais a trabalhar para oferecer soluções para que o maior número possível de gulosos se possa deliciar com chocolate, de vez em quando.

Chocolate Belga com Baixo Teor de Açúcar e Rico em Sabor

Em regra geral, quanto maior é o teor de cacau num chocolate, menor o teor de açúcar. Este tipo de chocolate negro oferece uma intensidade agradável. Se procura um sabor mais suave, há diversas opções para substituir o açúcar na produção de chocolate. Os Mestres Chocolatiers da Leonidas utilizam, por exemplo, adoçantes naturais:

  • Maltitol: um extrato de sabor doce de amido de trigo ou milho.
  • Stévia: planta cuja folha oferece um sabor doce.

Na Leonidas Portugal, pode encontrar a tablete de chocolate negro ou leite com teor reduzido de açúcar (disponível aqui), que oferece toda a riqueza do cacau com menos impacto glicêmico, garantindo um sabor equilibrado e delicioso.

Os Benefícios do Maltitol e da Stévia como Adoçantes Naturais

A Stévia e o Maltitol permitem produzir chocolate com baixo teor de açúcar, sabor suave e consistência agradável na boca. Ambos os adoçantes naturais são metabolizados mais lentamente pelo corpo do que o açúcar, por isso cada um deles tem um índice glicêmico menor que o do açúcar. Resultado: o pico de açúcar no sangue é suavizado. Pessoas com diabetes, por exemplo, podem comer chocolate com baixo teor de açúcar adoçados com maltitol ou estévia.

Pralinês com Menos Açúcar

sabores sortidos dos bombons Leonidas sem adição de açúcar: chocolate de leite e ganache de baunilha, chocolate branco e praline de arroz tufado, chocolate negro com nibs de cacau, chocolate branco com sabor manon cafe, chocolate de leite com praline

Os Maitres Chocolatiers da Leonidas desenvolveram uma linha de pralinês com teor reduzido de açúcar. Uma seleção com uma variedade de 6 bombons com teor reduzido de açúcar nas versões de chocolate negro, branco e de leite.

Confira o Ballotin com 250g de bombons sem açúcares adicionados* (disponível aqui), perfeito para momentos de prazer sem culpa.

Ao Seu Dispor!

Precisa de escolher um bombom com baixo teor de açúcar para uma caixa de presente? A Leonidas facilita a sua busca pela felicidade: todos os pralinês com baixo açúcar têm formato de flor. Fácil de detectar!

Receita de Mousse de Chocolate Sem Adição de Açúcar

Foto de ABHISHEK HAJARE na Unsplash

Atenção, pura delicadeza! Esta receita relativamente fácil vai-lhe proporcionar bigodes de chocolate e um grande sorriso.

Ingredientes para 4 porções:

  • 4 ovos em temperatura ambiente
  • 1 barra de chocolate negro Leonidas com teor reduzido de açúcar (100 g)

Materiais Necessários:

  • 1 panela e 1 tigela para banho-maria
  • 1 batedeira mecânica ou elétrica e 1 tigela grande para bater as claras em castelo
  • 1 tigela grande para misturar os ingredientes
  • 1 saladeira ou taças pequens para servir
  • 1 espátula flexível

Preparação:

  1. Se armazenar os seus ovos no frigorifico, retire-os uma hora antes de usá-los para que fiquem em temperatura ambiente.
  2. Parta a barra em pedaços e coloque o chocolate numa tigela.
  3. Derreta o chocolate em banho-maria.
  4. Deixe o chocolate derretido arrefecer.
  5. Separe as claras dos ovos e bata-as em castelo.
  6. Usando uma espátula flexível, adicione as claras batidas ao chocolate de forma gradual e muito delicada para manter a textura.
  7. Coloque a mousse de chocolate no frio por três horas.
  8. Retire a mousse alguns minutos antes de servir para realçar o seu sabor de chocolate.

Variações

  • Para uma mousse cremosa: Adicione as gemas às claras batidas antes de misturar tudo com o chocolate.
  • Para uma mousse com sabores intensos: Adicione uma pitada de flor de sal, canela, gengibre ou cardamomo ao chocolate derretido.
  • Para uma mousse de chocolate bem macia: Substitua o chocolate negro por uma barra de chocolate de leite com baixo teor de açúcar.

**Créditos: Este artigo foi inspirado no artigo da Leonidas Bélgica*

Back to blog

Leave a comment